top of page
MVI_0486B_Moment.jpg

Foto de Gianluca Quaranta

Ifigênia à Brasileira

É um projeto da Cia de Teatro Compacto que traz, juntamente com o lirismo e histórias de sua personagem principal, discussões sobre importantes questões brasileiras:

  • Nossa terra foi construída a partir de inúmeros conflitos, muitos deles não resolvidos e com reflexos negativos até aos dias atuais: nossa história esquecida.

  • As imagens do inconsciente da loucura: a esquizofrenia de Ifigênia apresentada através de imagens interativas. Os trabalhos em arteterapia dos psiquiatras Nise da Silveira e Osório César vão orientar esse cabedal.

  • O rápido envelhecimento de nossa população, trazendo ao país mais problemas do que soluções: o Brasil é um país que envelhece sem amadurecer.

Este  projeto foi contemplado pelo EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS - 2ª EDIÇÃO - para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

NÓS

Ifigênia à Brasileira é um Projeto Teatral?

O Projeto Ifigênia à Brasileira nasceu do texto teatral de mesmo título, criado por Marco Faustino em 2018, junto ao Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André.

A peça é centrada nas memórias de Ifigênia, uma velha interna de um manicômio, em conversas com seu médico psiquiatra. Pesquisadora de História do Brasil na juventude, ela tem muito a contar ao lembrar de seu passado, mesmo ele estando enevoado pelo seu estado de esquizofrenia. 

Ifigênia tem muito mais a nos dizer além do que será apresentado ao palco. Por esse motivo criamos esse blog. Através dele, ela nos presenteará com suas lembranças, comentários e questões.

Foto de Gianluca Quaranta

Foto de Herbert Baratella

Foto de Gianluca Quaranta

Foto de Gianluca Quaranta

Foto de Gianluca Quaranta

MVI_0482_Moment_edited_edited.jpg
Espetaculoterradeninguem1.jpg
Marco Faustino_Diretor.jpg

Marco Faustino

Texto e Direção

58 anos. Ator, roteirista e dramaturgo com vários anos de experiência junto à cena paulistana, já tendo tomado parte de vários espetáculos teatrais ao lado de algumas companhias de teatro da cidade de São Paulo. Responsável pela produção e realização de quatro curtas-metragens, assinando o roteiro de todas essas obras. Dirigiu duas delas, ‘Destinatário Anônimo’ e ‘Dissonâncias’, ambos com prêmios em festivais no exterior, incluindo prêmio de roteiro.

Natal curriculo.jpg

Antonio Natal

Ator do Elenco

80 anos. É ator de grande experiência nos palcos, com atuações também no cinema e na televisão, incluindo participações importantes em longas-metragens. Ator formado ainda nos anos 60 pela EAD-USP, Escola de Arte Dramática de SãoPaulo, local de efervescência cultural e berço de formação de muitos dos importantes ícones do teatro brasileiro. Já esteve ao lado de nomes como Antonio Petrin, Sônia Braga, Sônia Guedes, Heleny Guariba, entre tantos outros. Foi um dos fundadores da Cia de Teatro Compacto, em 2007.

MVI_0483A_Moment.jpg

Dedê Andrade
Ator do Elenco

27 anos. Em contato com os palcos desde 2013. Ator formado pela Escola Atemporal de Artes e Escola Livre de Teatro de Sto. André, onde estudou com Alice Nogueira, Lilian de Lima, Lucia Gayoto, William Costa Lima, Alexandre Tenório, Lubi, Dione Carlos, entre outros. Fundador e membro da Cia Guaraciaba desde 2016. Já realizou diversas montagens como “Plágio.Woyzek”, “Cultuar”, “Engine, a máquina que respira”. Produtor cultural formado pelo Programa Jovem Monitor Cultural, além de dramaturgo.

  • Ícone do Facebook Preto
Logo Cia Compacto_Laranja.jpg

A Cia. de Teatro Compacto (ArteCompacta Entretenimento) nasceu em 2007 do encontro de velhos amigos da Escola de Arte Dramática (EAD-USP) que se juntaram para o reencontro com uma paixão em comum:

o Teatro.

Posteriormente, ao grupo se juntaram ou tiveram passagem novos artistas que acabaram por trazer ao grupo um perfil

mais eclético e diversificado.

Para o grupo, é importante trazer à tona questões de cunho humanista, com textos que evidenciem e discutam a condição humana nas suas infinitas facetas, dúvidas e contradições.

10 - DSCN0389-001.jpg

Foto de Sônia Skroski

bottom of page